Jards Macalé morre aos 82 anos; veja a repercussão
Jards Macalé morre aos 82 anos no Rio
Morto nesta segunda-feira (17), Jards Macalé está recebendo homenagens de vários artistas. O cantor morreu no Rio de Janeiro, aos 82 anos, após uma parada cardíaca.
"Sem Macalé não haveria 'Transa'. Estou chorando porque ele morreu hoje. Foi meu primeiro amigo carioca da música. Antes de Bethânia imaginar que seria chamada para o 'Opinião', Alvaro Guimarães, diretor teatral baiano, me trouxe ao Rio para montar e mixar o curta para o qual eu tinha feito a trilha", afirmou Caetano Veloso em um post no Instagram.
"Fui parar na casa de Macalé. E ele tocou violão. Me encantei. Ele tocou com Beta, lançou composições, chamei-o para Londres e: 'Transa'. Na volta, ele e eu seguimos na música. Que a música siga mantendo a essência desse ipanemense amado. Beijo carinhoso para Rejane [Zilles, sua esposa]", finalizou Caetano.
Jards Macalé reencontra Caetano Veloso na filmagem do documentário ‘London 70’, de Rejane Zilles
Carla Alves / Reprodução Facebook Jards Macalé
Maria Bethânia também postou fotos em que aparece ao lado de Jards. "Meu amor, meu amigo… Fará muita falta neste mundo", escreveu a cantora.
Gilberto Gil publicou um vídeo em que assiste a uma entrevista antiga. Nela, Gil (ainda jovem) conta sobre um show que havia sido apresentado por ele e Jards em Braintree, na Inglaterra.
"Não teve ensaio, não teve nada. A gente botou a guitarra na mão do Macalé, e ele saiu tocando", diz o Gil jovem. "Uma pessoa lá da plateia gritou: 'Mas isso não é rock, eu quero uma coisa mais rock, uma real guitar'. Não sei o quê. Nessa hora, o Macalé olhou para mim, a gente deu uma piscada de olho e saiu fazendo uma improvisação bem alucinada, com aquelas caretas, aquelas maluquices dele e minhas. Aí pronto, a gente alucinou aquela plateia."
Alaíde Costa postou uma foto de Jards e escreveu: "Que triste notícia para os amantes da música brasileira. Descanse em paz. Seu legado sempre estará presente em nossa cultura".
Chico César agradeceu a Jards, a quem chamou de irmão. Djavan disse: "Voa, Macalé! Descanse em paz".
Tim Brenardes postou a canção "Movimento dos Barcos" e afirmou: "Poxa vida, muito triste e chocado com a partida de Jards. Um mestre, maluco, amigo. Que as pessoas sigam ouvindo a música dele mais e mais".
LEIA TAMBÉM
Jards Macalé foi dissidente provocador que brilhou à sombra do mainstream
Cantor 'anjo torto' da MPB, morre no Rio aos 82 anos
Jards Macalé
Aline Müller / DivulgaçãoFONTE: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/noticia/2025/11/17/jards-macale-morre-aos-82-anos-veja-a-repercussao.ghtml