Mexicana vence o Miss Universo após polêmica envolvendo insulto de organizador do concurso
21/11/2025
(Foto: Reprodução) Mexicana vence o Miss Universo após ser insultada
A mexicana Fátima Bosch, de 25 anos, foi coroada Miss Universo 2025 nesta sexta-feira (21), em uma cerimônia realizada em Bangkok, na Tailândia. A brasileira Maria Gabriela Lacerda chegou ao Top 30.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
A vitória marca a superação de um episódio polêmico envolvendo Bosch e um dos organizadores do evento. No início de novembro, ela foi insultada pelo executivo tailandês Nawat Itsaragrisil, responsável pela organização do concurso neste ano.
Durante uma transmissão ao vivo em 4 de novembro, Nawat chamou a Miss México de “estúpida” por, segundo ele, não publicar conteúdo suficiente sobre a Tailândia em suas redes sociais.
No vídeo, ele também aparece pedindo a intervenção da equipe de segurança. Constrangida, Bosch deixou o local acompanhada pela Miss Iraque.
Candidatas de vários países se levantaram em solidariedade à mexicana, mas foram interrompidas quando Nawat ordenou que “quem quisesse continuar” se sentasse. A gravação viralizou na internet.
“O que o diretor fez foi desrespeitoso: ele me chamou de estúpida”, disse Bosch a jornalistas após o incidente. “O mundo precisa ver isso porque somos mulheres empoderadas e esta é uma plataforma para a nossa voz.”
Fátima Bosch, do México, reage ao ser coroada Miss Universo 2025
REUTERS/Chalinee Thirasupa
O caso teve ampla repercussão e chegou até a presidente do México, Claudia Sheinbaum, que elogiou Bosch por enfrentar a situação.
"Em eventos públicos, as mulheres ficam mais bonitas quando levantam suas vozes e participam", afirmou. "Eu a elogio porque ela vivenciou essa agressão e, com muita dignidade, disse: 'Eu não concordo'".
A Organização Miss Universo condenou publicamente o comportamento de Nawat.
“Não permitirei que os valores de respeito e dignidade para com as mulheres sejam violados”, disse o presidente do concurso, Raúl Rocha, durante o evento. Ele afirmou ainda que o papel de Nawat seria “limitado”.
"Infelizmente, Nawat se esqueceu do verdadeiro significado de ser um anfitrião genuíno", acrescentou, acusando-o de "agressão pública" e afirmando que seu papel no concurso será limitado.
Mais tarde, o executivo apareceu em uma coletiva de imprensa de smoking, chorando e dizendo ter sido “traído”. Mesmo assim, participou da cerimônia de abertura do concurso, onde pediu desculpas.
“Sou humano”, afirmou. “A pressão é imensa.”
LEIA TAMBÉM
Candidata ao Miss Universo viraliza com fantasia de salmão em desfile de trajes típicos; veja fotos
Miss Universo 2025: quem é Gabriela Lacerda, representante do Brasil
Fátima Bosch é coroada Miss Universo 2025
REUTERS/Chalinee Thirasupa
VÍDEOS: mais assistidos do g1