Maria Fernanda Cândido sobre vitória de 'O Agente Secreto' no Globo de Ouro: 'É a cultura brasileira chegando em outros cantos do mundo'
12/01/2026
(Foto: Reprodução) Maria Fernanda Cândido fala sobre emoção com Globo de Ouro de Agente Secreto
Maria Fernanda Cândido comentou sobre a vitória de “O Agente Secreto” no Globo de Ouro, que aconteceu na noite deste domingo (11). Durante entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, a atriz, que interpreta a Elza no longa, ressaltou a importância desse momento para o cinema nacional.
"Para quem mora fora do Brasil, é de uma alegria imensa a gente viver isso tudo. É a cultura brasileira chegando em outros cantos do mundo. Isso é muito significativo", explicou a atriz que hoje mora na França.
Maria Fernanda revelou que foi parabenizada por colegas franceses e destacou a boa recepção do longa no país. "O Agente Secreto é um sucesso por aqui. As salas de cinema estão lotadas", disse.
A atriz também comentou sobre o processo de composição da personagem e relembrou o primeiro contato com o roteiro. "Quando li o roteiro, o Kleber me mandou no começo de 2024, eu fiquei muito apaixonada. Li de uma vez só. Eu pensei: 'Nossa, temos um grande filme aqui. Esse roteiro é excelente'".
"Eu acho que o Kleber foi um excelente diretor que conseguiu guiar todos nós de uma maneira autoral e, ao mesmo tempo, dando uma liberdade porque a gente pode fazer esse exercício de improvisação. Foi muito prazeroso", falou.
Confira a entrevista completa:
Maria Fernanda Cândido sobre vitória de 'O Agente Secreto' no Globo de Ouro
Noite histórica
Na noite deste domingo (12), o ator fez história e venceu o prêmio de melhor ator em filme de drama no Globo de Ouro 2026 por "O Agente Secreto". É a primeira vez que um ator brasileiro vence na categoria. No discurso, ele agradeceu especialmente ao diretor Kleber Mendonça Filho e falou sobre a mensagem do longa.
Veja lista completa de vencedores
FOTOS da premiação
'O Agente Secreto' vence melhor filme em língua não-inglesa
"É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que ser um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis", disse.
"E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira", completou em português.
Wagner concorreu com Joel Edgerton ("Sonhos de trem"), Oscar Isaac ("Frankenstein"), Dwayne Johnson ("Coração de lutador: The Smashing Machine"), Michael B. Jordan ("Pecadores") e Jeremy Allen White ("Springsteen: Salve-me do desconhecido").
🎥 Ambientado nos anos 1970, "O Agente Secreto" conta a história de um professor universitário, interpretado por Moura, que volta para o Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
Noite histórica para o Brasil
Foi a segunda vitória de "O Agente Secreto" no Globo de Ouro. Mais cedo, o filme brasileiro também levou o Globo de Ouro de melhor filme em língua não-inglesa. Foi a primeira vez em 27 anos que o Brasil ganhou nesta categoria, após a vitória de "Central do Brasil", e a primeira na história que o país vence dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro.
Apresentadora da categoria, a atriz Minnie Driver fez o anúncio com uma palavra em português. Ela disse "Parabéns", antes de falar o nome do filme em inglês.
Ao receber o prêmio, o diretor Kleber Mendonça Filho mandou um "alô, Brasil", agradeceu o elenco e elogiou Wagner Moura, dizendo que "as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo".
"Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes", disse o cineasta.
O longa brasileiro também foi indicado à categoria de melhor filme dramático, mas perdeu para "Hamnet".
Wagner Moura no Globo de Ouro
Etienne Laurent / AFP